O futebol X1 no Brasil dá um passo histórico com a oficialização da Confederação de Futebol X1 Brasil, entidade que passa a ser o órgão regulador da modalidade no país. Estruturada conforme o Sistema Nacional do Esporte (SINESP) e em conformidade com a Lei nº 14.594/2023 (Lei Geral do Esporte), a Confederação assegura a legalidade e a organização do X1 em território nacional.
O presidente eleito para liderar essa nova fase do esporte é Hugo Leonardo Loureiro, um dos maiores nomes da gestão esportiva do país, com experiência na alavancagem de ligas esportivas nacionais e internacionais no futebol 7 e Beach Soccer. O gestor ocupa atualmente o cargo de Presidente da Federação Internacional de Futebol 7 e deixou um legado no beach soccer como diretor de novos projetos para a FIFA na América do Sul, tendo o sido o criador do Mundial de Clubes de Futebol de Areia junto a Beach Soccer Worldwide.
Sob sua liderança, a Confederação de X1 iniciará em breve o processo de filiação de promotores esportivos estaduais, fortalecendo a modalidade em todas as regiões do Brasil. Além disso, a Confederação terá um papel fundamental na estruturação de competições para todas as categorias, desde o sub-09 até o master, promovendo a inclusão e a formação de novos talentos.
A nova entidade trabalhará em parceria com a X1 Brazil para profissionalizar ainda mais o esporte, oferecendo cursos de capacitação para árbitros, treinadores e gestores esportivos. Além disso, investirá na massificação da prática do X1 em todo o território nacional, garantindo oportunidades para atletas de todas as idades e expandindo o alcance do futebol 1x1. Acompanhe as novidades dessa nova fase do esporte e as iniciativas que transformarão o X1 no Brasil.
Hugo Loureiro é homenageado pela CBF após sucesso do Circuito Beach Soccer Brasil